COSTELÃO DE NOVILHA

COSTELÃO DE NOVILHA
A PROVA DE QUE APRENDI A ASSAR...

terça-feira, 10 de maio de 2016

De fábulas. La Fontaine e o Lobo e o Cordeiro

De fábulas.
Gosto de fábulas. La Fontaine foi exemplar com elas. Situava bem o mote entre seus personagens e desde pequeno trago seus ensinamentos arquivados na cachola. Cedo  iniciado nas letras por minha mãe, tínhamos no livro Seleta em Prosa e Verso uma gama enorme de contos, estórias, poesias e fábulas. A fábula tem o dom de "desenhar" o que se afirma.
Uma que gosto, pois que se aplica a todas as relações da sociedade, é a do Lobo e do Cordeiro. Quem não a leu veja aqui http://pensador.uol.com.br/frase/ODEwMzk1/ .
O ensinamento, o adágio, a sabedoria que transmite nos faz entender muitas injustiças que ocorrem, ocorreram e irão ocorrer no transcurso de nossas vidas...
- A razão do mais forte é sempre a melhor.
- Contra a força não há resistência.
- Contra a força não há argumentos.
Há vários tipos de força. A que vem de argumentos. A que vem da Justiça. A que vem do Voto. A que vem dos canhões. A que vem de Leis. A que vem do dinheiro. A que vem do fisico. A que vem da chibata. A que vem da informação! A que vem de agentes externos de quem está digladiando. A força da traição! A força que vem das ruas!
Força é uma energia. Nem boa nem má, vai  depender no que vai ser empregada e por quem a emprega. Acrescentaria o motivo também e isso vai qualificá-la de boa ou má!
Dito isso, olhemos o que acontece no Brasil nesse momento. No dizer da Presidenta, com muita propriedade, como sempre, ao saber do movimento de suspensão pelo presidente da   Câmara, afirmou: "muita cautela nessa hora, pois sabemos que a política tem suas manhas e artimanhas!". Sábias palavras. Na madrugada foi suspensa a suspensão, numa clara demonstração que as forças, primeiro, colocaram aos agentes do GOLPE, que podiam ser levantadas outras forças e segundo, os agentes do Golpe demonstraram a sua força real.
Tínhamos e temos a FORÇA do voto. Foi uma eleição limpa em que as contestações dos perdedores deu-lhe mais lisura. Foram tentativas vãs de sujarem-na.
Seguiram-se ações em que a FORÇA da (des)informação odiosa, minou política e econômicamente o segundo governo da Presidenta.
Neste contexto, os aproveitadores de sempre fizeram o que sempre fazem: aproveitaram-se da opinão publicada e sem qualquer resquício moral, movimentaram os preços de produtos que não sofriam desabastecimento ou falta de safra suficiente. Não havia e não há motivo algum para que os preços se acelerem. Aliás as medições, conforme publicação recente, de inflação dos EUA, não contemplam energia e nem hortifrutigranjeiros, por isso a inflação de lá são tão baixas.
Puxadas por campanhas midiáticas tentaram colocar a FORÇA das ruas para começar a embasar pedido de impedimento. Sem mídia, os movimentos populares se agigantaram a ponto de sua FORÇA se sobrepuseram ao movimento elitista, tanto que vexados, no dia de ontem 09.05.2016, não havia ninguém para protestar contra o primeiro ato do presidente da Câmara dos Deputados. No dia 10.05.2016 os Movimentos Populares mostraram sua FORÇA e paralizaram por duas horas a movimentação rodoviária em vários estados.
Diz-se de boca pequena e de viva voz de um deputado - Paulinho da FORÇA - que dinheiro para o impedimento não faltaria. A FORÇA do dinheiro falou alto e grosso. Juntou-se à FORÇA da traição - a mais vil de todas e estamos em vias de perder nosso direito de escolher governantes da maneira mais saudável
Sei que ainda podemos buscar a FORÇA da Justiça mas... será que não foi subjugada pela FORÇA do dinheiro?
Todas essas FORÇAS não teriam sido contaminadas pela FORÇA externa que visam nosso petróleo e, consequentemente, nosso eterno enquadramento no Futuro que nunca virá?
A semente de um País justo e desenvolvido já foi lançada.
Teremos a FORÇA DAS RUAS PARA CONTRAPOR ESSAS FORÇAS ESPÚRIAS?
Tenho dúvidas. Já há movimento dos lados dos militares para um lado que lastreou o golpe de 1964.

A FORÇA BRUTA DAS ARMAS SE SOBREPORÁ AS FORÇAS DA RAZÃO e tal qual a fábula seremos imolados por mais 21 anos.

Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário