COSTELÃO DE NOVILHA

COSTELÃO DE NOVILHA
A PROVA DE QUE APRENDI A ASSAR...

sábado, 17 de outubro de 2020

Ao MST com Louvor!


Acompanhei o desfecho da entrega de uma fazenda enorme - Latifundio de 22 000 hectares em Viamão RS - em pagamento de dívidas ao Estado do RS.
A antiga fazenda do Sr. Breno Caldas jr situada em Águas Claras, distrito de Viamão-RS, foi aquinhoada na época da Ditadura, com obras do DNOS para que fosse implantados uma barragem com 8km de taipa, com 30 m de largura e canais de drenagem do banhado que se estendia até o Rio Gravataí.
A conheci nos seus estertores, quando ainda produzia, mas sem o esplendor dos áureos tempos. Campo de pouso de aeronaves pequenas, fileiras de tratores, colheitadeiras, plantadeiras. Com a derrocada, tudo vendido a Leilão que não cobria as dívidas astronômicas que tinha com o Fisco gaúcho. Foi dada em Pagamento. Logo em seguida foi feito o assentamento de famílias do MST. Sugestivamente, foi batizado de Filhos de Sepé.
As dificuldades foram muitas para sua implantação, falta de apoio governamental federal criavam problemas que foram pouco a pouco superados. Críticas na imprensa, a população embalada por elas, cotejavam a produção de "fundo de quintal" com a monocultura do arroz. Na parte seca da fazenda, hoje se produz de hortifruti a milho, soja, criação de gado, galinha e porcos. Na parte úmida de banhado o famoso arroz orgânico, provando que é possível sim produção orgânica em escala. Eles, do assentamento, são os maiores produtores de arroz orgânico da América Latina, numa vitória maiúscula deste Movimento. O MST não acompanhou o movimento de subida absurda do preço dos últimos dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário