COSTELÃO DE NOVILHA

COSTELÃO DE NOVILHA
A PROVA DE QUE APRENDI A ASSAR...

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Terceirização, que bicho é esse?

Vamos colocar assim: Os empresários todos - T O D O S - reclamam dos custos de pessoal que no entender deles é exorbitante. Mas sendo custos, não entrará na composição do preço final do produto? Quem paga o preço? Quem compra. Se é quem compra que desembolsa, por que a choradeira? Por que a tentativa de terceirização? Se, como diz o deputado Paulinho da Força,  os terceirizados continuarão com todos os direitos, por que então terceirizar? Os mesmos custos estarão compondo os preços dos produtos. E os consumidores continuarão pagando por eles. A falácia de que os empregados não perderão nada, se desnuda a partir de uma constatação: como ficam os planos de carreira? As decisões administrativas de uma empresa subordinam a outra? Não é o que acontece atualmente e nem  está prevista na regulamentação. Fui terceirizado por duas vezes na empresa que trabalhei. Perderam-se 16 anos de evolução salarial e de quinquênios e anuênios. O salário que era de analista sênior passou para programador iniciante. Na segunda vez ainda foi pior eu era uma empresa fictícia que trabalhava para uma empresa terceirizada da empresa em que trabalhava. Salário ainda menor. Como empresa não teria nem que prestar qualquer satisfação a não ser trabalho executado ou não. Não era o que acontecia. Era funcionário com cartão de ponto  e tudo. Mesmas cobranças, com cartão de ponto e tudo o mais que uma relação de trabalho requer. Sem salário compatível com a função, sem Férias, FGTS, Desconto Semanal Remunerado. Tinha toda a documentação para entrar na Justiça do Trabalho. Não o fiz. Deveria ter feito (são as coisas de que sempre me arrependo: de não ter feito, das coisas que fiz nunca me arrependo, mesmo erradas). Isso não está sendo dito por ninguém. Isso é o que realmente importa: MESMO BAIXANDO OS CUSTOS DE PESSOAL ( e tem um percentual ínfimo na composição dos custos totais  coisa de +- 6% - exemplo balanço patrimonial da Natura de 2008) os preços dos produtos/serviços NÃO IRÃO BAIXAR!  (A caixa alta é para ressaltar e não para gritar).
E aí meus irmãos de infortúnio, é uma tremenda falácia dizer que aumentarão o número de vagas pois que a terceirização não é para isso! Nunca foi. Foi e é usada na área pública para benefício de compadres e como pagam mal, sempre tem problemas de falta de pessoal. Na área privada é para aumentar o lucro dos empresários aumentando a desigualdade de renda.
A redução da massa salarial será sem dúvida um tiro no pé, com menos dinheiro, menos consumo... Isso os empresários não dizem e talvez nem se deem conta. Como está acontecendo nos EUA. Se os recém marginalizados de lá estivessem a pleno no mercado consumidor, o esplendor que exibiam a 30 anos atrás, estaria de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário